segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Posição no Reino Animal e Contribuições Biológicas

Posição no Reino Animal


Os peixes compõem um vasto grupo de vertebrados aquáticos distantemente aparentados que respiram por brânquias, com nadadeiras. Peixes são os mais antigos e mais diversificados do subfilo monofilético Vertebrata, incluido no Filo Chordata, constituindo cinco das nove classes viventes de vertebrados e aproximadamente metade das 48000 espécies reconhecidas de vertebrados.Embora sejam um conjunto heterogêneo, exibem uma continuidade filogenética dentro do grupo e com os vertebrados tetrápodes. Os peixes sem maxilas, feiticeiras e lampréias, são as formas atuais que se assemelham mais proximamente aos ostracodermes encouraçados, que apareceram no período Cambriano da Era Paleozóica. Os peixes com maxilas atuais, cartilaginosos e ósseos, são relacionados filogeneticamente aos acantódios, um grupo de peixes com maxilas que foram contemporâneos aos placodermos dos períodos Siluriano e Devoniano da Era Paleozóica. Os vertebrados tetrápodes, os anfíbios, répteis, aves e mamíferos, surgiram de uma linhagem de peixes ósseos, os sarcopterígios (peixes de nadadeiras lobadas). A evolução dos peixes correu paralelamente ao aparecimento de numerosos avanços na história dos vertebrados

Lampréia
Acantódio
Placodermo
Sarcopterígio


Contribuições Biológicas


  1. O plano básico do corpo dos vertebrados foi estabelecido no ancestral comum de todos os vertebrados. Antes de tudo foi a evolução do osso celular e do primeiro endoesqueleto. A coluna vertebral substituiu a notocorda como principal eixo de enrijecimento na maioria dos vertebrados adultos e garantiu fixação para o crânio, muitos músculos e apêndices.
  2. Com o cérebro e o cordão nervoso (espinhal) incluídos e protegidos dentro do crânio e coluna vertebral, os peixes mais antigos foram os primeiros animais a abrigas o sistema nervoso central separado do resto do corpo.Órgãos sensoriais especializados para paladar, olfato e audição evoluíram com um encéfalo tripartido. Outras inovações sensoriais incluem o ouvido interno com canais semicirculares, um sistema eletrossensorial, sistemas de linha-lateral intricados e o músculo extrínseco do olho.
  3. O desenvolvimento de maxilas com dentes permitiu a predação de alimentos grandes e ativos. Isto deu origem a uma competição de predadores e presas que se tornou o principal elemento determinantes das formas na evolução dos vertebrados através dos tempos.
  4. A evolução das nadadeiras peitorais e pélvicas pares apoiadas por cinturas escapulares e pélvicas forneceu uma capacidade de manobras grandemente aumentada,e tornaram-se os precursores dos braços e pernas dos vertebrados tetrápodes.
  5. Os peixes desenvolveram adaptações fisiológicas apropriadas, que os capacitaram a invadir qualquer habitat aquático concebível. A origem dos pulmões e a deglutição de ar nos peixes de nadadeiras lobadas primitivos permitiram-lhes uma penetração limitada em habitats semiterrestres e os prepararam para a invasão das terras com a evolução dos tetrápodes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário